1º Rock in Rio da História

No clima do festival, decidi trazer algumas curiosidades desse site sobre o primeiro festival de Rock, alguns talvez vocês conheçam, outros não, enfim não deixem de ver a programação desse ano que está esplendida, dá pra ver na multishow e no G1.

1. Em 1985, Roberto Medina foi a Nova York com o projeto do festival. Depois de inúmeras tentativas frustradas para conseguir patrocínio de várias empresas, pediu ajuda ao empresário de Frank Sinatra, Luis Soto. Ele sugeriu que Roberto fizesse um coquetel para 30 pessoas no hotel. Jornalistas de todos os grandes jornais americanos estiveram presentes e publicaram com destaque a iniciativa do brasileiro. Em dois dias, Medina fechou o cast.

2. O hino do Rock in Rio foi gravado pelo grupo Roupa Nova, e é de autoria de Eduardo Souto Neto em parceria com Nélson Wellington.

3. Ozzy Osbourne foi o primeiro artista a confirmar presença. Ele teve que assinar um contrato que proibia que devorasse morcegos no palco. Assista o vídeo que ele come um morcego


4. Alguns artistas confirmados acabaram cancelando a apresentação em cima da hora. A banda The Pretenders desistiu depois que a vocalista Chrissie Hynde descobriu que estava grávida; o Men at Work acabou se separando um pouco antes do festival e o baterista do Def Leppard sofreu um grave acidente na véspera do evento.

5. Assistiram ao festival 1,38 milhão de pessoas, o equivalente a 5 Woodstocks.

6. O local do show, conhecido como Cidade do Rock, ficava em Jacarepaguá, no Rio. Tinha 250 mil metros quadrados de área. O palco media 5 mil metros quadrados, o maior do mundo na época. Todo o equipamento sonoro veio do exterior (em sua maioria, trazido pela banda Queen).

7. O McDonald’s vendeu 58 mil hambúrgueres em um único dia. É um recorde mundial. O público também consumiu 1,6 milhão de litros de bebidas em 4 milhões de copos, 900 mil sanduíches e 500 mil fatias de pizza.

8. Foi no Rock in Rio I que a expressão "metaleiro" foi criada. A Rede Globo inventou o termo para se referir aos fãs de heavy metal. Alguns deles acham o termo pejorativo.

9. Muitos argentinos foram caracterizados de Freddie Mercury, vocalista do Queen, que foi um dos destaques do festival. Se nos palcos ele arrasou, nos bastidores sua atitude não foi lá muito simpática: para atravessar um corredor, Freddie exigiu que todos que estavam por ali entrassem nos camarins. O pessoal não gostou. Quando o cantor passou, um coro berrava: "Bicha!". Para piorar, quando voltou a seu camarim, um "furacão" havia passado por lá: tudo estava quebrado e tinha até mamão grudado no teto.


10. Após o fim do festival, a Cidade do Rock foi demolida por ordens de Leonel Brizola, governador do Rio de Janeiro na época. Os organizadores do evento pretendiam manter a posse do terreno, o que caracterizava invasão de propriedade pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostaram? Deixem um comentário :)